sábado, 4 de setembro de 2010

Projeto: Das Cidades de Papel ao Habitar

“... a necessidade urgente de mudar a formação do arquiteto, transformando-o em um profissional comprometido com a sociedade, gerador de transformação social, buscando assegurar o direito de moradia para todos."

Maria Cecília Loschiavo

Quem é o morador de rua?


Um sem-teto ou um desabrigado, ou sem-abrigo, é uma pessoa que não possui moradia fixa, sendo sua residência os locais públicos de uma cidade.


Perfil do morador de rua?

Pessoas de realidades variadas, os principais motivos que levam as pessoas a viver e morar na rua estão relacionados a problemas de alcoolismo ou drogas (35,5%), de desemprego (29,8%) e de desavenças com parentes (29,1%).

Como vivem?

Os materiais utilizados para erguer seus abrigos revelam sua criatividade, podem criar e construir seus abrigos temporários utilizando e reciclando tudo e qualquer material disponível. Vivem embaixo dos viadutos, marquises e espaços públicos.

__________________________________________________________________________________

O projeto proposto foi um “abrigo aos Moradores de Rua”, tal abrigo tem a função de “proteção” a estes que por algum motivo sentiram-se desconfortáveis em suas habitações. Por isso, ao projetar o abrigo foi necessário entender os motivos que levam pessoas a saírem de suas casas para se abrigarem debaixo de pontes e estabelecimentos públicos.



Terreno : Av. Leite de Castro



                             










Planta Baixa                             
                                                                                                              
Google Earth  

Nenhum comentário:

Postar um comentário