Agora a nossa tarefa é retratar em um caderno todas as etapas da intervenção na Rua da Cachaça. Neste caderno deve constar detalhes sobre o trabalho, as idéias, as mudanças que ocorreram no decorrer da preparação, as dificuldades e obstáculos enfrentadas pelo grupo e os materias utilizados.
Tal atividade também nos ajudará a colocar em prática os conhecimentos que aprendemos sobre o programa Indesign.
Instituto Inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico.
Criado em 2005, Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
Localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira, possui um importante acervo de arte contemporânea e uma extensa coleção botânica. Em Inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, e são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo nas mais diversas áreas.
O representativo acervo de arte contemporânea de Inhotim vem sendo formado desde meados da década de 1980, e tem como foco obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.
O Parque Tropical possui áreas que seguiram conceitos sugeridos pelo paisagista Roberto Burle Marx. A enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica.
Tudo isso fornece de base para o desenvolvimento de pesquisa, inovação científica e educação.
O dia tão esperado por nos alunos do curso Arquitetura e Urbanismo da UFSJ chegou!!!A arrumação começou logo cedo pelo grupo, o local escolhido foi a praça. O tema de nossa intervenção foi: “Sinestesia”. Utilizamos quatro entradas da praça e cada caminho foi decorado retratando um sentimento, sendo eles: o medo, a tranquilidade, a saudade da infância e a alegria. Foram utilizados matérias reciclados para a produção dos objetos, como garrafas PET’s, jornais, papelão, isopor, etc.
O grande objetivo do grupo era atingir as pessoas que ali passavam e este foi atingido, pois durante todo o evento podemos ter a presença de crianças, mães e visitantes em geral abrilhantando ainda mais o trabalho!!!
No dia 29-09-09 ocorreu às 20:00 horas no Solar da Baronesa a abertura da exposição “Percepção e registro gráfico”.
Tal exposição teve como objetivo expor os desenhos de alguns alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, como também podemos colocar em prática os assuntos teóricos trabalhados em sala de aula.